ouroboulder
Sua décima quinta edição, 2022
Era uma sexta-feira quando partimos para o nosso primeiro festival de escalada. Mais precisamente o clássico OuroBoulder, um encontro de escaladores que acontece todo ano na histórica cidade de Ouro Preto, com intuito de reunir diversos atletas e praticantes da escalada em um pico irado, um dos mais conhecidos no Brasil, por se destacar pela qualidade e formações rochosas.
O evento aconteceu durante a alta temporada, entre os dias 8 a 10 de Julho, uma boa época para escalar devido ao frio na região. O encontro é livre e independente, acontece naturalmente ao longo dos setores de escalada, inseridos no Parque Municipal das Andorinhas. Setores de boulder como a Pedreira, Bonsai, Montblanc e Sunset são os principais destinos dos escaladores durante o festival.
Nossa trip começou bem cedo, pegamos estrada e logo chegamos aos arredores da cidade. A Ameva (Associação de escaladores e montanhistas do Vale do Aço) estava em peso no evento, alugamos uma casinha no alto do Morro de São Sebastião, uma bairro bem localizado em relação ao evento, cerca de 15 minutos estávamos dentro do setor. E assim que a noite chegou, já partimos para a primeira sessão de escalada. Escalamos muito, porém como era o primeiro dia, não poderíamos fatigar o corpo, pois havia mais dois dias de muito climb pela frente.
Já na manhã de sábado, acordamos todos animados e ansiosos para voltar ao setor. Tomamos nosso café reforçado e partimos para mais um dia de muito climb. O sábado foi incrível, encontramos os amigos distantes, muitas cadenas, muitos projetos, muitas risadas, momentos para deixar na memória e claro, a confraternização do evento com música ao vivo e premiações para os participantes do festival. Depois de uma boa noite de sono, acordamos e sentimos o cansaço, os dedos e as mãos já não fechavam direito, devido aos esforços do dia anterior, porém em êxtase com o nosso primeiro festival de climb. Poder sentir de perto a energia e a vibração dos escaladores foi algo incrível, muito marcante e com toda certeza essa data foi um marco para iniciarmos nossa jornada com a Last Boulder.